sábado, 23 de julho de 2016

Jornal Brasil Candomblé Verdade   - novembro de 2007

Coluna: “ LÁ DO FUNDO DO BAÚ”
Manchete do jornal O Povo do Rio:
 MÃE ROZE PREVIU A VITÓRIA DE CÉSAR MAIA
Vidente de Caxias publicou anuncio no POVO três dias antes da eleição

Esta coluna, nesta edição, foi buscar o fato marcante na mídia, na política e no mundo do candomblé, divulgado pelo Jornal o Povo do Rio no dia 31 de outubro de 2000 (dias das bruxas). Precisamente há Sete anos:

A Iyalorixá (Nochê), Mãe Roze da Oxum Opará e Ogum Xoroquê, após receber mensagem da sua Mãe Oxum, transmitida pelo Exu Tiriri, chamou o seu esposo o Dr. João Batista de Ayrá, ambos do Tambor de Mina-Djêje-Nagô (águas do Maranhão), que através de Ifá confirmou a mensagem, e de pronto, em um ato de muita coragem e de confiança no que carregam , mandaram publicar no Jornal o Povo do Rio. COM TRÊS DIAS DE ANTECEDÊNCIA, DO RESULTADO DO PLEITO ELEITORAL NA CORRIDA PARA A PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO, a seguinte mensagem: "SR. CÉSAR MAIA O SR. JÁ É O PREFEITO DO RIO, ACREDITE”. MÃE ROZE DA OXUM OPARÁ E OGUM XOROQUÊ".

Que a despeito de toda a mídia (rádio, televisão, jornal) divulgar que o candidato e atual prefeito Luiz Paulo Conde (à época), ganharia a eleição à prefeitura do Rio, com uma diferença de 420 mil votos, sobre o outro candidato César Maia. De primeira mão, esta Iyalorixá, mostrou que os verdadeiros caminhos, levavam  a vitória de César Maia, como veio a acontecer.
Vejam e leiam a seguir toda a cobertura "pari passo" (passo a passo), sobre o fato.



Quando as pesquisas davam como certa a vitória de Conde, Mãe Roze recebeu mensagem de uma entidade garantindo que Cesar Maia seria o novo prefeito.

VIDENTE PREVIU VITÓRIA DE CESAR MAIA.


Quando para muitos cariocas a vitória de Cesar Maia parecia improvável, para Mãe Roze da Oxum Opará e Ogum Xoroquê, ela já era certa. Há cerca de três semanas, a Iyalorixá afirmou que o candidato seria o novo prefeito do Rio de Janeiro e chegou até a publicar a afirmação através de anúncio no Jornal POVO DO RIO.

Mãe Roze realiza consulta através de cartas na casa de Candomblé Abassá Mina Gêge Nagô Obá Ayrá e Ogum Xoroquê, em Jardim Leal, Duque de Caxias. Em raríssimas ocasiões, recebe mensagens dos orixás que são transmitidas através de Exu Egum.

A Iyalorixá conta que há cerca de três semanas, , quando todas as pesquisas apontavam grande vantagem do candidato Conde sobre Cesar Maia, ela recebeu uma mensagem de Oxum e Ogum, através do Exu Tiriri, garantindo que a vitória do candidato do PTB. “Não foi uma previsão, foi uma afirmação”, declarou João Batista, marido de Mãe Roze e também babalorixá, disse que ela incorporou a entidade espontaneamente e que, como ficou inconsciente, ele serviu de interlocutor.

Mãe Roze disse ainda que a entidade Tiriri pediu para que a vitória de Cesar se tornasse pública. “Tiriri disse que meu marido deveria escrever num papel e tornar pública a vitória de Cesar. Disse ainda, que ele venceu a batalha, mas não a guerra”, contou.

Preocupado com a importância da mensagem, João jogou os búzios e consultou os orixás, que confirmaram que Cesar Maia seria o prefeito eleito.

Para divulgar a mensagem, Mãe Roze escolheu então o jornal O POVO, do qual ela e seu marido são leitores. “É um jornal popular, por isso a escolha”, explicou. A Iyalorixá informou que não sabe ainda se Cesar tomou conhecimento da sua declaração e disse não estar preocupada com isso. Não estamos em busca de autopromoção. A nossa missão foi cumprida”, completou João.
Mãe Roze, disse que a vitória de Cesar não foi nenhuma surpresa para ela, que em momento algum desde que recebeu a mensagem, duvidou desse resultado. “Acredito muito na minha mãe e nos meus orixás. Apesar da força que a mídia deu ao Conde, tenha certeza que Cesar ganharia”, declarou.
A Iyalorixá disse se identificar e gostar muito do prefeito eleito, mesmo o conhecendo apenas através dos meios de comunicação. “Estou feliz por ter recebido e porque me identifico com ele”, afirmou. João declarou estar satisfeito porque a mensagem acabou enaltecendo o Candomblé, que atualmente vem sofrendo descrédito, devido à babalorixá que colocam anúncios nos jornais e realizam consultas via internet.
 O anúncio: 
Sr. CESAR MAIA
O SR. JÁ É O PREFEITO DO RIO. ACREDITE. MÃE ROZE DA OXUM OPARÁ E OGUM XOROQUÊ.
9117-6494
PUBLICADO NO CADERNO -  GERAL - PÁG. 5 - EDIÇÃO DE QUINTA FEIRA, 25 DE OUTUBRO DE 2000.
AINDA A REPORTAGEM DO O POVO:
João Batista e Mãe Roze receberam de uma entidade a incumbência de divulgar a vitória de Cesar Maia para a prefeitura do Rio, conforme comprova anúncio publicado no POVO DO RIO (acima), dias antes do segundo turno das eleiçõeS.



Candomblé levado a sério


Apesar do Abassá funcionar apenas há oito anos em Caxias, Mãe Roze, de 56 anos, e João Batista, de 48 anos, estão no "mundo dos santos" há muito tempo. Roze que é funcionária pública aposentada, está no meio há 50 anos e ele que é advogado, há 30 anos.
João explica que a sua casa de Candomblé faz parte da nação Mina Gêge Nagô do Maranhão, a chamada terra da encantaria. Com a utilização de instrumentos diferentes e outra ritualística, eles realizam cultos aos orixás e aos encantados.
João criticou um fenômeno que está acontecendo ultimamente, onde o Candomblé é utilizado como meio de vida e pessoas que se dizem babalorixás oferecem consultas pelo computador e pelos jornais. “Esses anúncios denigrem a imagem do Candomblé. É tudo tão deturpado que nos entristece”, declarou.
O babalorixá se disse um zelador dos orixás, que procura ajudar as pessoas a carregar seus karmas, seus fardos. “Não temos a o poder de mudar o destino, de solucionar. Isto advém do merecimento de cada um”. Afirmou João Batista de Xangô Ayrá.
Postada por João Batista de Ayrá/advogado/jornalista/babalorixá.
e Yalorixá Roze de Oxum Opará e Ogum Xoroquê.
Contatos para trabalhos espirituais e palestras: (21) 99136-4780 e (21) 2671-1988. E-Mail: drjbayra@hotmail.com.

Líderes espirituais da Irmandade Espiritualista do Tambor de Mina Gêge Nagô do Maranhão (IETAMGENA)- sediada em Duque de Caxias, RJ.