domingo, 15 de julho de 2012

15/07/2012 - 07h00

Município de Chuí tem maior número de sem religião do país

Publicidade
FELIPE BÄCHTOLD
DE PORTO ALEGRE
Chuí, município gaúcho famoso por estar no ponto mais ao sul do Brasil, começa a atrair atenção por um outro título: o de cidade menos religiosa do país.
Resultados do Censo 2010 divulgados em junho mostram que 54% da população da localidade declarou não ter religião. A média nacional é de 8%.
'Brasil se renderá aos pés de Jesus', diz apóstolo da Renascer em marcha
Católicos passam de 93,1% para 64,6% da população em 50 anos
Piauí é o Estado mais católico; Rondônia, o mais evangélico
As razões para esse fenômeno intrigam pesquisadores. A principal hipótese é a influência de uruguaios que moram na cidade. No país vizinho, 17% dos habitantes são ateus ou agnósticos.
O município gaúcho, de 6.000 moradores, é separado apenas por uma rua da uruguaia Chuy. Também tem uma forte presença de famílias de origem árabe, que administram casas de comércio da fronteira. No Censo de 2000, o índice de não religiosos lá era de 38,5%.
O padre Gil Raul Pereira, 46, que trabalhou na cidade nos anos 1990, afirma que a tendência já era conhecida pela igreja.
"Era bastante difícil. A comunidade [católica] no Chuí sempre foi de 20 ou 30 pessoas, no máximo", diz.
Para o pastor Nelson Martins, da Assembleia de Deus, a quantidade de estrangeiros dificulta a pregação.
"Várias igrejas já tentaram se estabelecer ali para pregar o evangelho e saíram. Não sei bem como explicar esse mistério." Ele trabalhou na localidade na década passada.
URUGUAI
O funcionário da prefeitura Fadel Ali, 42, afirma que é nítida a diferença de cultura entre brasileiros e uruguaios, "descrentes". "Eles não são apegados à religião. Para mim explica esse número", diz ele, que é espírita.
Outras cidades gaúchas grudadas a municípios uruguaios também têm populações "sem religião" maiores do que a média nacional. Na maior delas, Santana do Livramento, de 82 mil habitantes, o índice é de 16%.
O sociólogo Ricardo Mariano, da PUC do Rio Grande do Sul, diz que o Uruguai é "disparado o país mais secularizado" da região. "Comparado com a América Latina, destoa completamente. Pode ter um impacto ali, dependendo da convivência."
+ Canais
fonte: Folha de São Paulo