terça-feira, 8 de maio de 2012


08/05/2012 13h15 - Atualizado em 08/05/2012 14h00

Suposta discriminação racial em clipe de Alexandre Pires é apurada

Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial fez a denúncia.
Assessoria do cantor uberlandense ainda não se pronunciou.

Do G1 Triângulo Mineiro

tópicos:
Clipe de Alexandre Pires vira polêmica (Foto: Divulgação)Clipe de Alexandre Pires vira polêmica (Foto:
Divulgação)
O Ministério Público Federal (MPF) em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, apura uma suposta denúncia de discriminação racial em um vídeo produzido pelo cantor Alexandre Pires, no clip da música "Kong". A denúncia foi feita pela ouvidoria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), órgão da Presidência da República.
A reclamação da secretaria é de que "o vídeo utiliza clichês e estereótipos contra a população negra" e que "reforça estereótipos equivocados das mulheres como símbolo sexual". A denúncia foi feita no dia 26 de abril.

O
 G1 também entrou em contato com a assessoria de imprensa de Alexandre Pires. A atendente informou que os assessores estavam em reunião no estúdio e que retornariam assim que possível, mas até a publicação desta reportagem ninguém respondeu à ligação.De acordo com a assessoria de imprensa do MPF, o cantor Alexandre Pires compareceu à sede do órgão em Uberlândia, no dia 3 de maio, onde prestou esclarecimentos. A assessoria do órgão informou também, que ainda não há nenhum posicionamento sobre a investigação, pois os fatos estão sendo apurados. Por telefone, o procurador do Ministério de Uberlândia, Frederico Pelucci, confirmou ao G1 que não tem mais informações sobre o caso além destas já informadas.