quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012


SP - Evangélicos protestam contra estátua de Yemanjá

Foto ilustração

28.02.12

Um projeto de um vereador de São Vicente deseja construir uma imagem com mais de 2 metros para homenagear a "Mãe das Águas"


Evangélicos da cidade de São Vicente, litoral de São Paulo, se reuniram no último dia 15 de fevereiro, para protestar contra a instalação de uma estátua da Yemanjá na Praia do Itararé. Os manifestantes alegam que a escultura, custeada pela prefeitura, é inconstitucional. A instalação da estátua que homenageia aquela que é considerada como a “Mãe das Águas” é uma proposta apresentada pelo vereador Hilton Macedo (PSB) que assim que foi divulgada gerou muita polêmica. De um lado cristãos, em sua maioria evangélicos, que não apoiam a ideia de outras pessoas que aceitam e torcem para que Yemanjá receba a homenagem em uma das praias principais da cidade.

O pastor Izaías Lopes, da Associação Amigos Pastores de São Vicente, explicou que o protesto não tinha intenção de tirar a liberdade de culto, mas de demonstrar a democracia. “O culto deve ser exercido em locais apropriados. A praia não é o local. Além de haver um impacto ambiental devido às oferendas que serão deixadas na areia”, diz Lopes. O protesto dos evangélicos deixou os representantes de religiões afro-brasileiras da Baixada Santista indignados. Eles se sentiram vítimas de preconceito e alegam que a Constituição Federal prevê a liberdade religiosa.

O presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Valter Guerreiro, que também é ministro religioso e Pai-de-Santo, classifica o ato dos evangélicos como intolerância religiosa. “Isso chega a ser um crime. Não vamos ficar parados assistindo uma cultura milenar ser tratada com preconceito”, disse. Quem também criticou a manifestação dos evangélicos foi o diretor-presidente da Federação Nacional da Religião Orixá, Gladston Bispo. “Estou muito machucado e constrangido com mais esse ato de violência ao longo dos tempos”, diz.

Em uma das faixas erguida pelos evangélicos durante o protesto estava escrito: “Não somos contra a liberdade de culto, mas contra a institucionalidade de estátuas!”. O fato é bastante curioso, uma vez que em outras cidades diversos vereadores pedem a retirada de elementos religiosos de locais públicos, em São Vicente a prefeitura planeja construir uma estátua de 2,30 metros de altura e 1,05 metro de largura para homenagear a entidade.

Muitas outras cidades brasileiras possuem uma estátua de Iemanjá, inclusive Praia Grande (também litoral de São Paulo), que foi visitada por mais de 30 mil pessoas nas festas de final de ano.

Fonte: Jornal A Tribuna