sexta-feira, 20 de janeiro de 2012



Abate de Animais

Um ritual nunca questionado nas chamadas grandes religiões11.01.12Recentemente, perto das festas de Natal, assisti a um filme bíblico, onde o povo judeu deveria ser libertado da escravidão egípcia. Uma ordem de Deus, que também lhes prometia a terra aonde os filhos de Israel construiriam sua Pátria. O fato está descrito em Êxodo, na Bíblia Sagrada dos Cristãos - (Ex 12.25-27).


Moisés, um hebreu, criado pela irmã do faraó, foi escolhido por Deus para mediar o conflito. Sua missão era exigir do Rei do Egito que libertasse seu povo. O faraó foi categórico. Não cedia aos pedidos de libertação dos escravos judeus. Assim, Deus foi enviando pragas, para ‘amolecer’ o coração do chefe divino do Egito.

Segundo o filme, foram 7 pragas que puniram todo o Egito. Uma delas Deus determinou que um cordeiro (carneiro) fosse imolado, e que seu sangue marcasse as portas das residências dos escravos judeus. Uma identificação para proteção da próxima praga: a morte dos filhos primogênitos de cada família egípcia. O restante do animal sacrificado deveria ser comido pelos hebreus, de forma assada e não cozido em água.

Assim, Moisés obedeceu. Imolou, marcou as residências e assou o animal.



Babalorixá Flávio de Yansan