quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Jornal Folha de São Paulo revela que nomes religiosos são usados frequentemente em escolas públicas


Dentro do tema religioso os nomes que mais aparecem são Nossa Senhora, Jesus Cristo, São Francisco e Santo Antônio.




18 de octubre de 2011

O jornal Folha de São Paulo realizou um levantamento no cadastro do MEC (Ministério da Educação) em relação o nome das escolas públicas e verificou que nomes com ligações religiosas são os mais frequentes nos mais de 160 mil estabelecimentos consultados.

Dentro do tema religioso os nomes que mais aparecem são Nossa Senhora, Jesus Cristo, São Francisco e Santo Antônio. A pesquisa também mostrou que lemas de igrejas também são usados para nomear escolas como é o caso da Escola Municipal Só Jesus Salva, em Monte Santo (BA), ou Jesus é o Caminho, em Igarapé-Miri (PA). O nome Assembleia de Deus dá nome a 15 estabelecimentos públicos.

Além dos temas religiosos, figuras históricas como Ruy Barbosa, Tancredo Neves, Tiradentes, Castello Branco, Monteiro Lobato e Getúlio Vargas também são homenageados em nomes de escolas.

Mas também há casos onde as escolas recebem nomes de políticos, Antônio Carlos Magalhães batiza 119 escolas na Bahia, já a família Sarney 161 colégios no Maranhão. Os ex-presidentes do Brasil Collor, Itamar, FHC e Lula também receberam homenagens, mas juntos somam apenas 15 escolas no país inteiro.


gospel.azumare.com/jornal-folha-de-sao-paulo