domingo, 18 de setembro de 2011

Beija-Flor: tudo pronto para a final regional do concurso de samba-enredo



16 de setembro de 2011 às 17:12

O secretário de Estado da Cultura do Maranhão, Luiz Bulcão, e membros da Comissão de Carnaval da Beija-Flor apresentaram, nesta sexta-feira (16), em entrevista coletiva, os preparativos para a final do concurso da escolha do representante local na montagem do samba-enredo da escola que, neste ano, tem o tema São Luís – O poema encantado do Maranhão. O enredo é uma celebração aos 400 anos da capital maranhense, a serem comemorados em 2012.



O secretário da Cultura, Luiz Bulcão, disse estar confiante nos candidatos maranhenses na disputa. "Eu já fui compositor de samba-enredo e nunca tive erro sobre os nossos sambas. Vimos nestas seletivas a qualidade em cada um deles", afirmou.

O membro da comissão carnavalesca, Fran Sérgio de Oliveira Santos, também avaliou os sambas apresentados na eliminatória de quinta-feira (15) e explicou os critérios para a análise do samba. "Vimos obras muito bonitas, todos fizeram uma grande homenagem à São Luís. Temos certeza que daqui vão sair bons sambas pra competir com os outros dez do Rio de Janeiro", disse. "Os critérios são letra e melodia. É por meio da letra que as pessoas entendem o que vai passar na avenida. Na escolha da melodia, atentamos para a mais bonita e diferente, qual delas chama a atenção. É a junção deles que forma o samba perfeito", acrescentou.

Segundo Oliveira Santos, o desfile da Beija-Flor abordará a fundação francesa, em 2012, o título de Atenas Brasileira, a influência do reggae (Jamaica Brasileira), além dos sotaques do bumba-meu-boi e manifestações populares do Maranhão. "Vamos fazer um desfile tradicional, mas com tecnologia adaptada e efeitos possíveis. Estamos sendo o mais fieis possíveis nas fantasias e alegorias às cores e aos sotaques do Maranhão, no entanto, o que vai ser utilizado depende do samba vencedor", completou.

Hoje (16), acontece a última seletiva do concurso para escolha regional do samba-enredo da agremiação carioca. Serão classificados 6 compositores. No sábado (17), acontece a final, com os 12 selecionados das eliminatórias de quinta e sexta-feira (16). Nesta etapa, apenas três competirão com os sambistas candidatos no Rio de Janeiro, em decisão no mês de outubro.
fonmte: Jornal Pequeno