sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O Orgulho Hétero e a Lei João da Penha



Por Ricardo Barreira

05.08.11

Claro, é possível que alguns queiram fazer uma lei similar, e ao mesmo tempo inversa, a Lei Maria da Penha, dando maior proteção aos homens contra os maus tratos provenientes das mulheres perigosas e agressivas. Entre elas, aquelas que saem do trabalho, passam no boteco, enchem a cara e chegam a casa distribuindo bordoadas no marido e nos filhos. Que tal Lei João da Penha?

Acontece que esta lei, que recebeu o nome da biofarmacêutica Maria da Penha Maia, que lutou mais de 20 anos para ver seu agressor, e marido, condenado - o qual chegou a lhe dar um tiro em uma ocasião e tentar eletrocutá-la em outra - é baseada em um histórico massivo de violência de homens, sem h maiúsculo, às mulheres. Até existem casos de agressões de mulheres a homens, mas não se pode querer comparar em números com os casos inversos.

O fato é que a Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta terça-feira (2/08) o projeto de lei 294/2005, do vereador Carlos Apolinário (DEM), que institui, na capital paulista, o Dia do Orgulho Heterossexual, e agora depende só da sanção do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para virar lei.

Tudo bem, ele tem o direito de querer um dia desses, então não tiro sua razão. Se tu queres, corre atrás e faças. Lutemos pelo dia do orgulho negro, do orgulho branco, orgulho transparente e do orgulho furta cor. Lutemos pelo dia do orgulho crente, do orgulho macumbeiro, do orgulho xamânico e pelo orgulho ateu. Doa a quem doer, estando em seu direito, se você quer algo, você pode lutar por isso. Mas cá entre nós, este negócio de criar Dia do Orgulho Heterossexual está cheirando meio como criar a Lei João da Penha, não está não?

Bom, continuando com a justificativa do projeto. O texto propõe que a data deverá ser comemorada todo terceiro domingo do mês de dezembro, e que passará a constar no calendário oficial do município. O vereador, heterossexual e orgulhoso, diz ainda em sua lei que caberá à Prefeitura de São Paulo "conscientizar e estimular a população a resguardar a moral e os bons costumes".

Pronto, pronto, lá vem isso outra vez. Moral e bons costumes? De quem? Meu amigo gay tem ótimos costumes, a meu ver. Para na faixa de pedestre, não passa no sinal vermelho e nem invade as ciclofaixas. Respeita os mais velhos e acredita na educação das crianças como forma de melhorar o Brasil. Não aceita corrupção e está sempre engajado em projetos sociais. Mas tenho muitos amigos, e entre eles tenho um, heterossexual, com péssimos costumes, também a meu ver, claro.

Político corrupto quer sempre levar vantagem em tudo, usa o dinheiro público para interesses particulares e ainda joga lixo no chão. Além de bater regularmente em seu cão. E agora Kassab? Quais são os bons costumes que você terá que conscientizar a população no Dia do Orgulho Heterossexual?

Imagem: Coruja Tricoteira