quarta-feira, 27 de julho de 2011

Nova Iguaçu adota sistema de cotas para negros e indígenas em concursos


Baixada Fácil
A prefeita Sheila Gama assinou nesta terça-feira (05/07) decreto que institui a reserva de 20% das vagas em concursos públicos para afrodescendentes e indígenas. Nova Iguaçu é o primeiro município do estado a adotar o sistema de cotas para o preenchimento de cargos públicos. Durante a cerimônia de assinatura, a prefeita destacou a importância da igualdade de direitos entre todos os cidadãos. “Nova Iguaçu mais uma vez saiu na frente. Nosso governo tem sido marcado pelo respeito a todos. Foi assim com a implementação do novo plano de cargos e salários e agora com o decreto do sistema de cotas para negros e índios, entre outras realizações”, comentou. A medida será publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (06/07).

Augusto Werneck, procurador-geral do município, também ressaltou o empenho da Prefeitura nas causas sociais. “Agradeço à prefeita pela dedicação a este assunto. Nos próximos concursos já deveremos ter cerca de 750 vagas destinadas a negros e indígenas em disputa. É um passo formidável rumo à igualdade de direitos entre todos”, disse. A solenidade aconteceu no gabinete da prefeita e contou com as presenças do Frei David dos Santos, presidente da Ong Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), além de representantes de diversos movimentos sociais e religiosos de Nova Iguaçu.

Atualmente o município já conta com o grupo Quilombar, criado através de decreto assinado em maio, que é responsável pela implementação, acompanhamento, avaliação e registros das ações a serem desenvolvidas em relação ao resgate e preservação da história e cultura do povo negro e população remanescente da cidade de Nova Iguaçu.