sexta-feira, 24 de junho de 2011

Satanás é invenção da Igreja Católica porque não existe no judaísmo



quinta-feira, 23 de junho de 2011

por Stephano Gualtieri

Satanás é apenas o planeta Vênus, que em grego se chamava LUXPHOROS, e significa a estrela d'Alva, aquele que é portador da Luz, justamente porque é a primeira que aparece quando o sol se põe e a última a desaparecer quando o sol nasce.

Erronea e propositalmente os padres da Igreja Católica Latina traduziram a profecia do rei de Tiro -- "...Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!", Isaías 14:12 -- para Lúcifer, no latim, como versão de Luxphoros.

Eles associaram a legenda com o mito que inventaram de Satanás, que não consta na teologia judaica, uma vez que o deus de Israel é tão exclusivamente único que não tem opositor, conforme está escrito: "Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá". (Isaías 43:10).

Essa história de possessão é outra farsa criada por traduções e contextualizações errôneas. Epilepsia e até febre eram consideradas demoníacas, quanto mais transtornos afetivos e surtos psicóticos.

A verdadeira "incorporação" é a dos fiéis ignorantes, que em transes semi-hipnóticos provocados por autossugestão, sentem arrepios, calores, frios e suores, tremedeiras e muito barulho na cabeça, crendo-se endemoninhados, quanto estão é sugestionados.

Alie-se a essa ilusão a performance dos atores, que, apesar de amadores, contorcem-se e falam com a manjadíssima voz inflexionada e rouca: “Eu sou o diabo, eu vou destruir a vida de quem não dá ofertas”.

Isso faz parte das manipulações dos espertalhões
fonte: weblogpaulolopes

comentário

Não é somente no judaísmo que não existe a figura do tal "demômio", "satanás", Lúcifer" ou outros nomes que queiram lhe dar, no candomblé também não existe esta figura, não se concebe a sua existência, posto que, nós candomblecistas louvamos e cultuamos em primeiro lugar a força divina de Deus, que conforme se disse é supremo e jamais permitiria a existência de uma outra forma a lhe opor resistência, como querem e pregam evangélicos e católicos, quando dão a essaa fugura enigmática e inexistente, o tal "demônio", poderes que ele não possui.
No candomblé luovamos e cultuamos as forças vivas da natureza, que em nenhum momento se propôem a demonstrar a quem quer qaue seja, que são superiores a força divina de deus, mas sim, que estão ali para nos mostrar que se existem é por obra e graça dele ( Deus), assim como existem os espíritos de luz, que evoluídos voltam a terra, e em forma de incoprporação nos sers humanos para tal preparados, ajudam a humanidade a carregar o seu carma muitas das vezes, pesados, por conta dos descaminhos que o próprio homem trilha ao longo da sua existência.
portanto, para nós força demoníaca, avassaladora e destruidora, é aquela que emana do próprio homem que foi criado a semelhença de Deus, e por conseguinte, tudo pode, estando tal querer na sua vontade, seja a vontade de amar, de elevar, de prosperar ou de destruir, de matar.

Jopão Batista de Ayrá/advogado/jornalista/babalorixá