domingo, 26 de junho de 2011

Oxum, a Primeira Apetebi





10.06.11

A Apetebi seria a esposa de um Babalaô e Oxum foi a primeira Apetebi porque passou, então, a ser conhecedora do segredo (Yéyé S´awò - Mãe para o segredo). Quando Orunmilá convocou as 401 divindades para o céu, ele teve uma grande surpresa...O Orixá encontrou muitas Ajés no céu que começavam a devorar os Orixás...um por um. Orunmilá tinha oferecido sacrifício antes de deixar a terra, então, foi salvo por Òxum que vendo isto, o escondeu e substituiu sua carne pela carne de uma cabra, pois seria devorado em especial, em um dia festivo.
Foi assim que Orunmilá e Oxum tornaram-se próximos. Ele falou do bom retorno que Oxum lhe proporcionou. Ele perguntou o que deveria fazer retornando...Era a razão principal do porquê Orunmilá criou o jogo dos dezesseis búzios e em seguida entregou-os à Oxum.
De todos os Orixás que se utilizam do jogo dos dezesseis búzios, nenhum o teve antes de Oxum. Foi Ifá quem o deu à Oxum e disse para lançá-los e assim usasse uma outra forma de adivinhação. Isto foi o que Ifá usou para recompensar Oxum. E o relacionamento entre Ifá e Oxum é como algo que ninguém pode saber. Orunmilá então desposou Oxum e das muitas formas de adivinhação, o jogo dos dezesseis búzios passou a ser mais uma forma de adivinhação em Ifá. Em muitos Terreiros, a Apetebi, filha de Oxum, é a única mulher que pode jogar os búzios.

Fonte: Tradição Cultural Religiosa Afro-Brasileira