domingo, 29 de maio de 2011

Escolas do Rio terão Aulas de Catequese

Serão obrigatórias na Rede Municipal de EnsinoO Prefeito Eduardo Paes a pedido da Arquidiocese do Rio de Janeiro quer aulas de catequese nas escolas públicas do município. Alunos serão obrigados a estudar o catecismo da Igreja Católica independente de sua opção religiosa. Vereadores Católicos, representantes da secretaria municipal de Educação e membros da Cúria Arquidiocesana estiveram em reunião no último dia 19 de maio na Câmara de Vereadores para articularem o Projeto de Lei e sua aprovação.

O Projeto de Lei que vai tornar obrigatório o ensino do catecismo da Igreja Católica nas escolas públicas do Rio de Janeiro é um pedido da Arquidiocese Metropolitana que cobra do Prefeito Eduardo Paes uma dívida de campanha quando o mesmo conseguiu o apoio da Igreja para a sua eleição. Alunos evangélicos, sem-religião, ateus, umbandistas, candomblecistas, budistas entre outros serão obrigados pela Prefeitura a estudarem a vida dos santos, da virgem Maria, a veneração de imagens entre outras tradições católicas.

Está previsto ainda a contratação de 600 professores de Ensino Religioso pela Prefeitura do Rio de Janeiro que em 2013 irá realizar concurso público para a área. Uma das regras para a contratação destes professores, caso seja aprovado, é que os mesmos apresentem certidão emitida pela Arquidiocese do Rio de Janeiro garantindo a sua confissão na fé católica. A contratação dos 600 professores de catequese custará aos cofres do município R$ 16 milhões de reais anuais.

A Igreja Católica nas duas últimas décadas tem assistido o avanço das igrejas evangélicas sobre o seu rebanho e o crescente número de pessoas sem-religião além do desinteresse crescente dos jovens com as tradições católicas. O ensino obrigatório da catequese tem como objetivo conquistar novos fiéis para a Igreja Católica bem como aproximar católicos não-praticantes dos ensinamentos da Igreja.

Estatistica

Católicos: 51%Evangélicos: 21%Espíritas (Kardecistas, Candomblecistas, Umbandistas): 9%Sem-Religião (Ateus, não religiosos, agnósticos): 16%Outras (Judeus, Mulçumanos, Budistas, etc.): 3%

Projeto de Lei fere a Constituição Federal

O Projeto de Lei que torna obrigatório o ensino religioso católico no município do Rio de Janeiro fere a Constituição Federal de 1988, que garante a total separação da Igreja e Estado. Isso significa que o Estado não pode privilegiar uma determinada religião.

Enviado por Rosiane Rodrigues – Comissão Intolerância Religiosa