segunda-feira, 9 de maio de 2011

Deputada Leci Brandão reúne Religiosos AfroSP



– No último dia 4 de maio, Religiosos Afro Brasileiros se reuniram na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (sala Tiradentes), com a Deputada Estadual Leci Brandão (PC do B). Inicialmente a mesma agradeceu a presença dos religiosos e reconheceu que grande parte dos votos que a elegeram partiu deste segmento. Além da Deputada, compuseram a mesa seu chefe de gabinete, Sr. Elizeu Lopes e seu assessor Roberto Oliveira.

Segundo Leci, sua equipe de advogadas está pesquisando o que já existe de leis e PL’s referentes temática das Religiões Afro-Brasileiras. Apesar do Estado ser laico, a deputada disse saber que efetivamente os espaços são sempre cedidos às Religiões Cristãs e que as Religiões Afro Brasileiras nunca ou raramente são contempladas. Trata-se de um caminho árduo que ela pretende insistir em seguir. Uma de suas metas é a de fazer o Estado perceber que as Religiões Afro também têm direitos. Leci espera que seus colegas deputados sejam respeitosos com seus projetos em defesa da religião e vai tentar agregar suas idéias com outros parlamentares.

Após abrir as discussões para o pronunciamento dos presentes, foram abordados assuntos que se tornaram rotineiros e preocupantes por parte da Comunidade de Terreiros tais como: a polêmica lei do abate tendo como exemplo o caso recente da cidade paulista de Piracicaba; a lei do ensino religioso que segundo os presentes não é cumprida; a legislação dos presídios com relação à não aceitação dos Religiosos de Matriz Africana e seu culto; Tombamento de Terreiros de Tradição no Estado de São Paulo; a especulação imobiliária que prevê a demolição de instituições religiosas para construção de estradas; o confronto dos dogmas religiosos com leis municipais a exemplo do “Psiu” e outras e o mapeamento dos Terreiros de São Paulo.

Estiveram presentes, entre outros: Mãe Carmen de Oxum, Pai Vadinho de Ogum, Iyalortixá Ada de Omolu, Iyalorixá Luizinha de Nanã, Tata Matamoride e Sandra Santos. A Deputada Leci Brandão, após o posicionamento dos presentes, assumiu compromisso de convocar novamente os Afro-Religiosos, para uma nova reunião já direcionada para as questões levantadas.

comentário


É uma medida pouco alvissareira, principalmente partindo de parlamentares, porem,como no caso da Deputada Leci Brandão, todos conhecemos o interesse dela nas causas do povo de santo, com as quais sempre se identificou. O que lamentamos é que aqui no Rio de Janeiro, onde Leci teve sempre uma atuação muito grande no campo afro-religioso, não tenhamos um parlamentar com esse interesse e garra, mas louvemos a iniciativa e vamos torcer para que faça escola, pois o que o povo de santo, mais precisa é de apoio de mais parlamentares.
Joaão Batista de Ayrá/advogado/jornalista/babalorixá