segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Religiosos de Matrizes Africanas fazem homenagem a Yemanjá





Umbandistas e candomblecistas vão promover o Presente às Águas nos dias 30 de janeiro e 6 de fevereiro. A celebração, também chamada de Presente a Iemanjá, é uma das festas mais tradicionais entre os seguidores de religiões de matriz africana. Entre dezembro e os primeiros dias de fevereiro, várias casas religiosas se unem para a entrega das oferendas nas águas de todo o país.


A primeira homenagem à Rainha do Mar no Rio de Janeiro acontecerá no Calçadão da Cultura, na Praia de Charitas, em Niterói, a partir das 16h. A segunda será na Praia da Bica, na Ilha do Governador, a partir das 14h.


- Sairemos do Fonseca com um carro do Corpo de Bombeiros e vamos percorrer a Alameda São Boaventura, no sentido Icaraí. Em Charitas, teremos uma tenda para a colocação do balaio. A festa deste ano promete mais uma vez - garante Carlos Novo, presidente executivo da União Umbandista do Estado do Rio de Janeiro.


A Irmandade Religiosa de Cultura Afrobrasileira (Irmafro), que promove a celebração há 17 anos, entregará, pela primeira vez, as oferendas na Ilha. A escolha do local é uma homenagem à Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), que surgiu após traficantes de uma comunidade daquele bairro expulsarem umbandistas e candomblecistas de seus terreiros.


- A CCIR tem realizado trabalhos inacreditáveis. Sinto-me muito orgulhoso de ser membro deste grupo. Faremos o cortejo aqui para que não deixemos passar em branco o que aconteceu com os religiosos em 2008. Outra qualidade que buscamos desenvolver é a caridade. Neste momento, há milhares de pessoas precisando de alimentos, roupas e de um pouco de carinho. Vamos aproveitar o Barco de Iemanjá para arrecadar donativos para as pessoas atingidas pelas chuvas - diz o sacerdote de candomblé Renato D´Obaluayê.


fonte: Extra On Line
--

CIAFRO
Centro de Integração da Cultura Afro-Brasileira
Nilópolis - RJ
Tel: 21 3761-3354 / 21 7837-3710