sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Fofoca – a mais devastadora manifestação da Ignorância


A Academia em Psicologia afirma que todos os seres humanos são capazes de aprender, pois possuem privilegiadamente uma característica chamada INTELIGÊNCIA.
Por sua vez a inteligência é a capacidade de compreender, ler, raciocinar, refletir, deduzir, interpretar, transcender, etc. Em Educação, os estudiosos chamam de Capacidade Cognitiva, ou melhor, de adquirir conhecimentos e usufruir plenamente da inteligência.
O desenvolvimento cognitivo nos seres humanos, não se dá somente pela escolarização. Se dá também pelo ambiente familiar, pelo caráter, pela personalidade de cada um e pela sabedoria trazida pelas experiências da vida, etc.
Não se pode confundir ignorância com baixa escolaridade. Há pessoas sem nenhuma formação escolar, que são pessoas especialmente INTELIGENTES.
A Ignorância é o não desenvolvimento completo da inteligência. É a capacidade cognitiva truncada, gravemente comprometida e limitada. As habilidades humanas, como deduzir, raciocinar, refletir, etc, são incompletas, no ignorante.
A vítima da ignorância comporta-se de maneira previsível: não tem limites nas relações sociais, não conhece a ética, entende distorcidamente, mente mais do que o normal, ofende desnecessariamente, cobiça o que não lhe pertence, investiga a vida alheia, frauda, burla, suborna, quebra as normas de cidadania. Enfim, é um indivíduo que mais atrapalha, do que ajuda os ambientes que freqüenta.
Mas, uma manifestação devastadora que sai dos corações dos ignorantes é a FOFOCA. É o pior dos defeitos da pessoa humana. Segundo dicionário a palavra FOFOCA quer dizer: afirmação não baseada em fatos concretos; especulação; aquilo que é comentado em segredo sobre outrem; ação desinteligente, geralmente distorcida e mal intencionada; hábito de fuxicar sem medir as conseqüências.
A FOFOCA destrói ambientes religiosos, familiares, de trabalho. Acaba com relacionamentos e amizades. A fofoca pode acabar ou desencadear tragédias. A fofoca é um câncer em ‘palavras’. A fofoca promove todos os tipos de preconceito e de discriminação.
Muito grave e compromedetora é a FOFOCA nos ambientes religiosos, onde a presença de pessoas se dá por necessidades pessoais ou pela busca da paz interior. A FOFOCA RELIGIOSA desune e afasta os adeptos, além de dar uma impressão negativa do culto, dos líderes e do espaço sagrado.
Combater a FOFOCA, afrontar o fofoqueiro ou tentar recuperá-lo são maneiras de transformar os ambientes em espaços especiais e aptos à convivência pacífica.Talvez a principal função e desafio das lideranças religiosas, nos cultos afro-brasileiros, seja o combate da proliferação da FOfoca.