segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ANCESTRALIDADE


Documentário do Doté Silvio sobre Ancestrais para O Jornal Brasil Candomblé Verdade

Este tema trás muita polêmica, eu
preparo todo o Lessem, pois eu cuido no
Ibó,
Caso Baba Egun queira aparecer para as
pessoas tudo bem é por que tiveram merecimento.
Eu sempre fui muito envolvido pelo encanto
da cultura ancestral que me levou a
grande terra mãe África, juntamente com
minha esposa a Doné Alzira da Osun que
me acompanha em todas as empreitadas da
minha vida.
No ano de 1996 partimos numa grande
missão que me foi confiada pelos meus voduns
e ancestrais, onde pude ver, sentir e
participar de vários rituais e dar obrigações
que me valeram muito, fazendo eu visualizar
o mundo de outra forma.
Fui juntamente com o africano Femin a
IBADÃN na NIGÉRIA ao Culto de
EGUNGUN, onde fui agraciado pelo
Alabá que me convidou para participar
de uma cerimônia de saída de Egungun.
pois fiquei muito contente de ter sido convidado
a participar desta cerimônia tão
secreta. Esperei ansiosamente e de repente
apareceu o Babaegun ILORO que
é o protetor dos soldados, pois fiquei
apreensivo, pois as histórias contadas aqui
no Brasil eram que se um Babaegun encostar-
se a um ser vivo este pode vir a
falecer ou ficar muito doente, mas não foi
isso que aconteceu Babaegun ILORO
cantava para mim, com muita alegria e
transmitiu para o Alabá que eu além de ter
o cargo de sacerdote e cuidar dos voduns
e Orixás eu teria que passar num ritual
para cuidar dos Ancestrais não só pelo
meu nascimento que foi no dia 02
/11/1951 ,mas pelos grandes fundamentos
que eu trouxe nesta existência de vida
herdada de meus ancestrais.
Logo em seguida Baba ILORO mandou
que eu me ajoelha-se e colocou um cetro
sobre meus ombros me consagrando como
membro do culto ,chamando o Alabà que
me levasse até Alapinin e fize-se obrigações
ritualísticas ,tomando banhos de
ervas abrindo curas com pós sagrados em
meus pulsos, rosto e na cabeça , pediram
para que eu desse Nayras para compra da
criação para sacramentar todo axé ancestral
no Ibó de Baba ILORO e me ensinaram
como arrumar um lessem completo
para que quando eu chegasse no Brasil
pudesse arrumar o Egungun do meu santo
e assim dando continuidade ao culto dos
ancestrais ,trazendo de lá a terra sagrada ,
um pedaço do axó e um siguidi ,onde tive
que arrumar o orixá Ossanhe do lado de
fora do lessem ,pois ele representa o
guardião da floresta da morte. Hoje eu
tenho o Babaegun do meu santo arrumado
que é Okin e mais seis que me trazem
muitas alegrias e vitórias na minha vida
que juntamente com meu Ogã Bravo de
Ode me ajuda nas empreitadas que os
Babaeguns me impõem e o Ogãs que são
meus irmãos de santo Manelzinho de Ode,
Cícero de Omolú e outros, que me ajudam
a tocar AXEXE. No Ibó de Baba ILORO
,com comidas secas, bebidas e logo em
seguida vieram outros Babas Eguns como
Ele Fin - Alarinsó - Fatunuké e outros para
a festa de minha consagração. Hoje me
sinto muito honrado pela graça que consegui
e ajudo a todos os zeladores, Ogâns,
Ekedis dando balaios de Eguns, e arrumando
lessem completo com Exu Eguns
preparado para carregar ebós, Onilé, Baba
Egun, Ikú, Oyá Bale e o grande Alá sagrado
coberto de espelhos. Também tendo o
conhecimento de arrumar Ayzãn e todos os
voduns da nação jêje onde fui iniciado.
Esta viajem trouxe para mim uma visão
toda especial sobre o culto dos ancestrais e
compreendendo que sem ancestrais não
pode haver o presente pois este é a continuidade
do passado.
Eu o Dote Silvio não me preocupo com
o que os outros falam, pois estando bem
com meu interior e fazendo bem a todos
que me procuram só tenho agradecer a
Olodumare pela missão a mim confiada e
só a ele e aos meus voduns que tenho que
prestar obediência.
As pessoas têm que entederem que o ritual
de Egungun é um dos segredos ritualísticos
da cultura do povo Yorubano e
Dahomeano que louvam as pessoas falecidas
que foram iniciadas no culto dos
Orixás e Voduns, também levando ao conhecimento
de todos os leitores que no
Japão existe um ritual com semelhança ao
culto Africano com diferença apenas que
não há materialização do Egunguns e todos
podem ver que este culto aos ancestrais
mantém o povo unido, por isso ser importante
a cultura ancestral.
O que eu achei muito interessante no ritual
de Egungun em IBADÃN que os Ojés
provocavam estas materializações, jogando
várias roupas no chão (axós) de
Egungun e minutos após, estas
começavam a inflar e tomar formatos humanos
como se corpos existissem dentro
de cada uma delas. Tais fenômenos acontecem
a luz do dia.
Os cargos no culto dos ancestrais
seguem uma escala neste seguimento na
África:
1- Ojé 2- Eledun 3- Ojé Lese Egun - 4
Ojé Alagbá - 5 Alapini - 6 Alagbá
7- Ologbô. No Brasil quando o escolhido
por Baba Egun e começa as obrigações
chama-se Omo Ixãn.
Sendo um ritual extremamente masculino
e só é permitida a entrada de mulheres
que são filhas do Orisá Oyá Igbalé, Oyá
Zagan, Oyá Messe Egun, OyáTolú e Oyá
Izô.
Existe um cargo dentro do culto que fica
meeiro com o nome Ojé Lesse Orisá que
faz uma intermediação entre Egungun e o
Sirê (Toque) dos Orixás ligados aos antepassados.
Este ritual fica mais apurado no ritual de
Geledê da Raiz Jêje.
Na nação Jêje fica vetado o Agutãn que é
sagrado na nação e é trocado pelo cabrito
branco.
O ritual é complexo e exige muito respeito,
dom e coragem.
Os Babás não devem ser tocados por
mãos humanas, a não ser por ixãns (varas
de amoreira), porém na Nigéria os Babás
Eguns podem permitir um toque de mão
para as pessoas realmente sentirem que não
existe matéria dentro da roupa.
Os Babás Eguns gritam e conversam no
dialeto Yorubá Castiço Ou Ewe que é
traduzido pelo Ojé que o acompanha. Os
Babás Egunguns atendem os pedidos em
troca de presentes durante as suas festas ou
no seu ibó.
Temos aqui o nome de alguns Babás
Eguns bem conhecidos Tanto na Nigéria,
Benin, Bahia e Pernambuco.
Pepéiye, Alarinsó, Aguian, Arisoji,
Sembé, Elegbodó, Zanthaí, Opetenan
Babá BANBUSHE ADINIMÓDÒ que
foi o dirigente do Quilombo dos Palmares
onde Devemos todo o saber da Cultura
Afro ___Babá Oba Olá-__Baká Baká
__Bara Segi Lona do falecido Djalma de
Lalú___Jootolú___Akimbywí___Ajimúd
a__Tolujenãn etc.
Estes Babás Eguns monitoram o destino
das pessoas e por que não dizer o destino
do Brasil.
SAUDAÇÃO A EGUN
EGUN AIYE ISIBO ORUN MOJUBÀ
RE EGUN MARIWÒ EGUNGUN.
IKÙ GBALÈ ALERIWÀ IKÙ TUGAN
ASE SIHUN AWE TO.
INVOCAÇÃO DE EGUN
BABA´LASE SE INSE IKÚ ALÚRA
KODUN KODUN A SAGAN NUGÁN
IKÚ ADERE.
IKÚ SUDAN DAN NUGAN SE INSE
BABÁ OPE IWO IWO EGUN ETILERIWO
TOKO BIBIWÁ MARIÁ
WOMOKOKAN TOTOPE IRIWÁ
OGUN ALÙRA.
EGUN IGI IGI DAGOLONÁN SATA
KADUKAN DI INTOTO RUKAN KOTOYO
KUDAN KOTOYO ESE E KOTOYO
SANDE.
BABÁ MIN TIE BABÁ YE OMO
KORIN ONÃN IKÚ EMI ONILÉ
GBARÉ BABÁ. BABAÁ ALAYE
BABÁ ADUPÉ AKODÁ IKUÚ ONÃN.
REZADE BABAEGUN
IKÚ SAN ALGUE NIGBI BABÁ
ALAPAODE IKÚ DANHAN BABÁ
OKIN
SALA OJU MAMAN NIFE AGATOLI
NIGBE OSO NIKÚ AFO AWE TO.
AWRÊ BABAEGUN ONÃN ODARA,
ASÉ ASÉ...
Poder e proteção: Atendimento a pedidos
de toda natureza, em benefício dos que
batem à casa de quem os tem assentado.
Comidas votivas: gosta de todas as comidas
de ÒSÀLÀ e também come de tudo
que tem na mesa de quem o tem assentado.
Dia indicado: Segunda - feira
Saudação: Egungun Mariwó
Egun IBILE, é o Eguns de fundamento
da Nigéria e é o mais cultuado naquele
lugar, é o mais cultuado nas famílias,
ALAKETU, GBANGBOSE e TOKINBO,
mais o povo de ISALE EKO e por
uma família que saiu da Nigéria, chamada
AMINOGU.
BABA EGUN GOGORU é um Egun
que está assentado a mais de 2000 anos em
OSOGBO e foi um sacerdote daquela
região.
BABA EGUN APAJÈ BUJÉ de tempos
em tempos sai uma vez. Ele só sai quando
existe abuso dentro do santo,ele sai em
sinal de revolta. Normalmente, sai de sete
em sete anos, nas localidades de OKELA,
IKU ou OKEGBE.
Entre a sociedade que cultua
SÒPÒNNÒ, a saída é um aviso, sobre
acontecimentos sérios na cidade, que
podem trazer grandes prejuízos.
Suas roupas são feitas de folhas secas de
bananeira e somente sai depois da meia
noite e retorna às cinco horas da manhã,
com o nascer do sol.
As festas de Eguns são realizadas durante
três dias e os Eguns saem da floresta,
De frente para os espectadores e cultuadores,
os EGUN_PARA_KA, sai no
final dançando e alegrando e depois do cerimonial
eles voltam para a floresta da
morte.
OEGUNGUN da cidade de ÒYÒ
chama-se AJOBIEWE. E veste-se com
uma roupa feita de retalhos que cobrem seu
corpo todo.
Os Eguns que são cultuados na maior
parte da Nigéria tem mais de dois ou três
mil anos de assentados.
EGUN OKE SERU: É o Eguns das crianças,
e somente dá sustos nas pessoas.
Sua roupa é de trapos velhos e ele usa uma
vara na mão de ATORI. Se por acaso pegar
alguém bate com ela até cansar.
EGUN ALAPANSAPO: É um Egun
muito brabo, sai somente em IBADAN,
quando esse EGUN sai , os maridos escondem
suas mulheres, porque esse EGUN
não gosta de mulheres. Se por acaso alguma
mulher o ver, deita-se imediatamente
de bruço no chão em sinal de subserviência,
pois só assim ele não fará mal nenhum.
BÀBÀ EGUN: Espíritos de iniciados no
culto dos ORISÀS do sexo masculino, especialmente
preparados para serem invocados,
aparecem recobertos de panos coloridos,
que permitem aos espectadores,
perceber ligeiramente formas humanas de
alturas diversas e corpos.
A presença de EGUN é a maior afirmação
mais evidente da continuidade da
vida.
No mês de setembro de 2007 eu toquei o
axexê da zeladora Gertrudes de Ogun
Boni,
E arrumei o lessem completo. Aherdeira
foi à zeladora Nidê da Osun, mudando o
nome da roça para:
ILÊ AXÉ OSUN ABAIA OJÚ OGUN
que fica situado a Rua do Planalto Q.30
L.5Jardim Miriandi, Alcântara - São
Gonçalo.
Tel.: 26 03 67 18
No mês de dezembro de 2007 arrumei o
lessem da casa da zeladora Jocelina de
XangôO endereço de sua roça é Rua José
Arraial nº41_Pacheco -São Gonçalo.Tel.:
27 24 56 08E graças aos Ancestrais todos
estão passando muito bem.
Arrumei outros lessens em todo nosso
Brasil e me sinto muito feliz por ajudar a
muita gente que bate na minha porta.
Agradecimentos ao Advogado,
Jornalista e BÀBÀ ÒRISÀ João Batista de
Ayrá e sua esposa que também é uma
grande Zeladora de Santo e que AJÈ
SALUGA dê a toda sua família e a minha
também e de todos os leitores muitas
riquezas são os votos do Dote Silvio de
Otolú e da Doné Alzira da ÒSÙN.
Olorum Modupé para todos os leitores.
sutil, galgam-se degraus políticos, jurídicos e
sociais, na busca pelo respeito pleno ao direito
de culto. Louvados sejam esses movimentos,
e aqueles que a frente dos mesmos,
expõe-se a criticas, elogios, e perseguições. É
disso que os espiritualistas precisam. É nisso
que devem se envolver cada vez mais. E isso
deve se tornar um hábito, na busca de uma
soberania, não a soberania tirana, que impõe
seus postulados a quem não os professar,
mas tão somente, uma soberania de respeito
à liberdade de culto, pautando sempre pela
reciprocidade, pois será respeitando a si
mesmo e a seus iguais, e depois seus diversos
(crentes de outras religiões), que a religião
espiritualista surgirá finalmente como
uma opção verdadeira, a quem quer que
queira entrar na mesma, para deixar de ser
uma religião tão somente de laço consangüíneo,
que afasta e discrimina, pois quem não
quer ser discriminado jamais deverá discriminar.