quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

21 de Janeiro – Dia das Religiões


A palavra RELIGIÃO se origina do latim ‘Religare’, significando o laço que liga o homem à Deus, ou às divindades. Pode-se definir RELIGIÃO como um conjunto de normas e regras – DOUTRINA-, que norteia a vida de seus adeptos. A doutrina pode manipular o comportamento e a racionalidade humana, que por sua vez, pode desencadear o fanatismo, ou fundamentalismo – visão única e radical da realidade.
O princípio BÁSICO e COMUM das religiões é a crença de uma força inteligente sobrenatural, considerada como criadora do Universo, e na continuidade da vida após a morte através da existência de outros planos, que não o físico: O MUNDO ESPIRITUAL.
A religião acompanha a história do homem, desde seu aparecimento na terra. Independente da designação que receba, ela se baseia sempre em rituais praticados sozinho ou em grupos e, na crença numa força maior, para a qual são dedicados sentimentos de amor, confiança ou respeito. O mecanismo que possibilita a religião é a FÉ. Acreditava-se que os animais, as plantas, os rios, o mar, o sol e a lua continham espíritos, sendo preciso estar em harmonia com eles. O antropólogo E. B. Tylor chamou esta “religião inicial” de animismo. Segundo Tylor, as religiões foram evoluindo junto com a humanidade, tanto cultural quanto tecnologicamente. Quando o homem abandonou sua postura nômade e passou a se fixar em determinadas áreas, surgiu o politeísmo (crença em vários deuses); e depois, com o surgimento da noção de grupos sociais, aparece o monoteísmo (crença em um único Deus).
As religiões apareceram para responder aos homens o quê eles não compreendiam e que a ciência não explicava.

INTERRELIGIOSIDADE – Admitir que a religião do outro é tão eficiente quanto a sua!


Fonte:
IBGE
Jornal A GAXÉTA
Imagem: Ricardo