quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Justiça do Chile acata pedido de gay para que igreja o exclua de registros


quarta-feira, 17 de novembro de 2010Justiça do Chile acata pedido de gay para que igreja o exclua de registros
A Corte de Apelações de Santiago, Chile, acatou o pedido do jornalista e ativista homossexual Víctor Hugo Robles (foto abaixo) para que a Igreja Católica seja obrigada a excluí-lo de todos os seus documentos, inclusive do registro de batismo. Robles é conhecido como o “Che dos Gays” por usar um boné semelhante ao guerrilheiro Che Guevara.


Em setembro, o ativista entregou à sede da arquidiocese uma carta de apostasia (renegação de crença religiosa). Como não obteve uma resposta em dez dias, prazo fixado pelo direito canônico, Robles recorreu à Justiça no dia 28 de outubro.

Francisco Javier Errázuriz, arcebispo de Santiago, afirmou estar “perplexo” com a decisão da Corte porque, argumentou, a Igreja Católica é uma instituição autônoma cuja administração está fora da abrangência do poder judiciário.

Robles afirmou que o argumento de arcebispo expõe uma das contradições da igreja. “Ela [a igreja] defende a sua autonomia, mas intervém em decisões políticas, legislativas e jurídicas, em assuntos educacionais, sexuais e reprodutivos”, disse.

Acrescentou que a igreja pressiona o Estado, mas não admite ser pressionado por uma instituição do Estado, que é a Justiça. "Ela tenta se colocar como um Estado dentro do Estado.”

Na ação que enviou à Justiça, Robles pediu que o seu nome fosse apagado dos documentos da igreja porque “ela condena o amor, o afeto e as práticas sexuais que eu assumo e valorizo”.

Disse que a igreja “se convertou em uma instituição castigadora, abusiva e desprestigiada em seu exercício ético, principalmente em relação a certos abusos [contra crianças] protagonizados por autoridades eclesiais.”

Com informação da Agência Latino-americana e Caribenha de Comunicação.

fonte: weblogpaulolopes

Comentário:
Este tipo de decisão judicial, serve para fortalecer a determinação dos povos que buscam desvencilhar-se do jugo da igreja, de forma definitiva, pois esta, com seus enormes tentáculos, ainda teima em por mordaças e proibições aqueles que prventura não estejam agasalhados sob a sua égide religiosa. E temas como homossexualismo e aborto, estão na ordem do dia deles, em qualquer lugar, em qualquer país. São atitudes que atravanca o avanço da democracia quanto ao respeito aos direitos individuais, inclusive aquele insculpido na Carta dos Direitos humanos, que diz que todos os homens são livres. E por conseguinte, donos do seu próprio coprpo, e dele podendo fazer o uso que lhe aprouver, não tendo, qualquer instituição religiosa ou política poderes para privá-lo deste direito. Mas acreditamos que, pelos passos largos, em que anda a justiça, no mundo, algo de muito bom espera a humanidade no que diz respeito, a preservação jurídica das suas opções sexuais, sem ter ninguém brincando de Deus, a impor-lhe restrições.
João Batista de Ayrá/advogado/jornalista/babalorixá