domingo, 17 de outubro de 2010

Papa canoniza freira excomungada por denunciar padre pedófilo


sábado, 16 de outubro de 2010
Papa canoniza freira excomungada por denunciar padre pedófilo
Em 1871 a freira Maria Helena Mackillop (1842-1909), na foto, foi excomungada pelo bispo Laurence Sheil, de Adelaide (Austrália), por denunciar com firmeza um padre pedófilo.


O episódio mostra que a pedofilia dentro da Igreja Católica vem de longa data e o acobertamento dos abusos pela hierarquia também.

Neste domingo (17), a freira será canonizada pelo papa Bento 16 – será a primeira santa da Austrália.

Cinco meses depois da excomungação, Sheil, em seu leito de morte, teve de recuar de sua decisão frente à vida exemplar de Maria. Ela foi a fundadora da ordem das irmãs de São José do Sagrado Coração de Jesus, entre outras obras. O padre pedófilo já tinha sido afastado de suas atividades.

Iniciado em 1925, o processo de canonização relata dois milagres atribuídos à freira após a sua morte. Dois devotos teriam se curado de câncer após orar pela freira.

Ao canonizar a freira, o próprio papa parece esperar que ocorra um milagre, o de que a Igreja Católica recupere um pouco do prestígio que perdeu nos últimos anos diante de uma abundância de denúncias contra padres pedófilos, inclusive na Austrália.

O fato é que, 101 anos após a sua morte, a freira permanece com um exemplo: ela se recusou à lei do silêncio que possibilitou que muitos sacerdotes tarados permanecessem impunes nesses anos todos.

Com informação de pesquisa feita pelo blog.