quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Preso filho de pastor evangélico acusado de matar sem-terra



Josué Bengtson
Foi preso hoje, por volta das 17h30, Marcos Bengtson, filho do pastor e candidato a deputado federal Josué Bengtson. Marcos é acusado de ser o mandante do assassinato de José Valmeristo Soares, conhecido como Caribé, integrante do Movimento dos Sem Terra, no último dia 3.

Valmeristo se dirigia ao município de Santa Luzia do Pará na manhã da última sexta-feira, acompanhado de João Batista Galdino de Souza, trabalhador rural e também membro do MST. A dupla foi interrompida por três homens armados que os obrigaram a entrar em um carro, onde sofreram tortura e espancamento. Após descerem do veículo nas proximidades de Bragança, Galdino conseguiu fugir e ouviu sete disparos à distância.

O crime teria sido motivado pela ocupação do MST a terras da Fazenda Cambará, localizada em Santa Luzia. A fazenda é parte de uma gleba federal chamada Pau de Remo, consistindo em 6.866 hectares, que a família Bengtson alega ser dona. O Movimento discorda, afirmando que a maior parte são terras públicas e que os fazendeiros teriam títulos de apenas 1.800 hectares.

Junto a Marcos, um funcionário de sua fazenda também foi detido, suspeito de ter participado do assassinato. A polícia conseguiu chegar ao acusado por conta do reconhecimento de uma picape preta usada no crime, que seria da posse do fazendeiro. Por ter curso superior, o fazendeiro está sendo encaminhado esta noite ao quartel do Corpo de Bombeiros. (Diário Online)


Trabalhador Rural é assassinado em Santa Luzia do Pará