segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Caminhada pela liberdade religiosa reúne 70 mil pessoas no Rio


. domingo, 19 de setembro de 2010Caminhada pela liberdade religiosa reúne 70 mil pessoas no Rio
da Agência Brasil

Mais de 70 mil pessoas participaram hoje (19) de uma caminhada na Praia de Copacabana em defesa da liberdade religiosa, segundo a Polícia Militar. Ao som de grupos como Olodum, seis trios elétricos animaram a manifestação, que reuniu praticantes de várias religiões.

Essa foi a terceira edição da caminhada, organizada pela CCIR (Comissão de Combate à Intolerância Religiosa ) do Rio. Ivanir dos Santos, um dos organizadores do manifestação, disse que este ano houve maior participação de católicos e anglicanos.

“A Igreja Anglicana acredita que cada um de nós de uma subjetividade singular e como tal tem o direito de expressar sua fé como quiser. O importante é ser feliz”, disse Celso de Oliveira, bispo da igreja.


Um grupo de católicos chamou lembrou o episódio em que a imagem da Nossa Senhora da Aparecida foi chutada (reprodução ao lado) durante programa de TV da Igreja Universal do Reino de Deus, em 1995, pelo pastor Sérgio Von Helder.

“Trouxemos esses cartazes [com a imagem do pastor chutando a santa] para que nós, principalmente os católicos, não nos esqueçamos. Queremos liberdade religiosa para todos, independente da crença”, disse Juan Santos.

Praticantes de wicca, hare krishnas, mulçumanos e ciganos também participaram da caminhada, mas predominaram as religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé. Santos disse que essas religiões são os principais alvos da intolerância.

“Precisamos deter os intolerantes. Há mais de 30 anos, eles perseguem a umbanda e o candomblé. Se crescerem, eles atingirão outros setores da população. Estamos defendendo a democracia”, afirmou.

da Agência Brasil
weblogpaulolopes