terça-feira, 21 de setembro de 2010

Banco do Vaticano está sob suspeita de lavagem de dinheiro


Banco do Vaticano está sob suspeita de lavagem de dinheiro
A Justiça da Itália congelou 23 milhões de euros (equivalente a R$ 52 milhões) de fundos do Banco do Vaticano porque a instituição está sob suspeita de lavagem de dinheiro.

Ettore Gotti Tedeschi, presidente do banco, e Paolo Cipriani, diretor-geral, vão ter de explicar a transferência ilegal de 20 milhões de euros para uma agência alemã de um banco norte-americano e de 3 milhões de euros a um banco italiano.

Comunicado do Secretaria de Estado do Vaticano defendeu os dois dirigentes com o argumento de que se trata de homens de “fé extrema”. Explicou que a transferência de dinheiro ocorreu entre contas do próprio Vaticano e, por isso, a investigação determinada pela justiça italiana causa “perplexidade e consternação”.

A União Europeia tem normas muito claras para as transferências de dinheiro, e elas teriam sido desrespeitadas pelo Banco do Vaticano.


Gotti Tedeschi, 65, não pode alegar desconhecimento dessas normas porque ele também é diretor na Itália do banco espanhol Santander, além de fazer parte do conselho administrativo de bancos italianos importantes. Ele preside o Banco do Vaticano há um ano e foi assessor do governo italiano.

O nome oficial do Banco do Vaticano é Instituto para Obras Religiosas (IOR).

Com informações das agências internacionais
paulolopes