quinta-feira, 5 de agosto de 2010

No Censo 2010, o quesito religião vai identificar com precisão a Fé de cada brasileiro/a.

Censo 2010



Considerações relativas a nossa Fé





Querida irmã,

Querido irmão,





No Censo 2010, o quesito religião vai identificar com precisão a Fé de cada brasileiro/a.



A pergunta sobre religião está no “questionário amostra” e, por isso, não será respondida por todas as pessoas.



O IBGE já anotou mais de mil religiões e ramificações religiosas expressas no questionário. E, ao contrário do que muitos/as ainda pensam, a religião tem grande importância também para as políticas públicas. Ela é referência cultural, familiar e espiritual das pessoas. Saber qual religião de determinado grupo é uma forma de saber como o grupo vê o mundo; qual o seu grau de respeito pela natureza, pelo auto-desenvolvimento, qual seu estilo de vida, como compreende e trata os idosos e as crianças; como sente a importância do trabalho e, sobretudo, quais os pilares que sustentam o respeito a si mesmo a aos demais.



Conforme os documentos do IBGE, ao aplicar o questionário do Censo, o/a recenseador/a vai anotar exatamente a denominação religiosa citada pelo/a entrevistado/a. Assim, ao encerrar a coleta de dados, o IBGE vai ter em mãos uma relação com centenas de religiões ou cultos.*





Precisão na hora de responder



Não use termos genéricos



As centenas de religiões anotadas pelo IBGE se referem a religiões ou seitas e não a termos genéricos usados pelos adeptos.



Sabemos que muitas pessoas adeptas da Umbanda ou do Candomblé se consideram espíritas. Esta é uma denominação que o IBGE considera genérica, além de ser uma denominação que não nos aproxima da Religião que realmente professamos: Candomblé, Umbanda, Kardecismo.





Termos genéricos



Evite qualquer termo genérico, como “espírita”, pois não será registrado. E isso não é uma questão que diz respeito somente para nossa Fé. Termos como “católico”, “protestante”, “crente”, “evangélico”, e outros também são considerados genéricos e não serão registrados.



Acreditamos nos espíritos e somos espiritualistas, mas para o censo vamos responder de forma direta: Candomblé, Umbanda , Kardecismo.





Nossa atenção



Devemos estar atentos/as, pois o/a recenseador/a apenas anotam o que falamos. Eles/elas não podem interferir! Precisamos indicar tudo corretamente para que a anotação seja de forma correta.