sexta-feira, 18 de junho de 2010

MORRE EULINA DE YANSÃ -EMUDECE O CANTO DE UMA SEREIA GUERREIRA



FALECEU HOJE A MÃE EULINA D´IANSA, NO HOSPITAL GETULHO VARGAS NO RJ.
MÃE EULINA D`YANSA É UMA SERVA QUE NASCEU PARA SERVIR HÁ 54 ANOS, NO DIA 12 DE ABRIL DE 2009, COMPLETOU 54 ANOS DE ORIXÁ, E VEM CULTUANDO, PRESTANDO A CARIDADE, E FAZENDO OS ENCONTROS ESPIRÍTUAIS NA CABANA DO PAI TOMÁS DE ANGOLA, QUE É NO BAIRRO DE VAZ LOBO NO RIO DE JANEIRO TEL.: (21) 3457-6051, QUE ONDE SEMPRE ENCONTRA-LÁ A MÃE EULINA D`YANSA, PARA DAR ALGUMA ORIENTAÇÃO, PARA DAR UMA EXPLICAÇÃO
,
Mãe Gio de Oyá.
Queridos irmãos

É com profundo pesar que comunicamos o desencarne da irmã Yalorixá Mãe Eulina de Iansã.
O velório ocorre hoje, dia 18/06, na casa da qual era dirigente, Rua Manoel Machado, 407, no bairro de Vaz Lobo, Rio de Janeiro. O sepultamento está marcado para amanhã, dia 19/06, no cemitério de Irajá, no Rio de Janeiro.
Mãe Eulina era sem dúvida uma grande referência em nosso segmento, entre outras inúmeras razãoes, por sua história de lutas em favor das religiões de matriz Africana, além de excepcional compositora de cantigas, que ficarão imortalizadas em nossa Umbanda.
Neste momento que Oxalá chamou mais uma estrela para a sua constelação, rogamos à Omulu que receba nossa inesquecível Mãe Eulina em seu reino, que Nanã a acompanhe na fase transitória, com a certeza inequívoca de que esse grande ser espiritual, Mãe Eulina de Iansã, continuará desempenhando seu sagrado trabalho em esferas superiores.

Fiquem com Deus
TEO -Templo Estrela do Oriente

Mais uma vez somos surpreendidos com uma notícia triste da passagem de mais uma irmã nossa, de tantas décadas de práticas ritualisticas dentro do candodomblé e da umbanda, no caso, da Mãe Eulina de Yansã, que se fez respeitar pelas suas atitudes, não só pelo enfrentamento das questões diárias de sua casa de santo, mas externamente pela defesa da bandeira dos nossos cântigos sacros, tantas vezes campeã em vários festivais, valendo destacar uma das suas últimas doutrinas cantadas e por ela defendida com tanta garra e denodo, a cantiga "Ilê", que ficará como sua marca registrada, e sempre que a ouvirmos, nos lembraremos como o último canto de uma sereia guerreira.
Ki BáXé Olorum! Que Deus te bençoe Eulina, e te receba em teus braços, através do Arcanjo São Miguel das Almas, que é o condutor das almas.

São os votos da família Brasil Candomblé Verdade, na pessoa do seu dirigente, babaloxixá/jornalista/advogado João Batista de Ayrá