segunda-feira, 3 de maio de 2010

Serra compara ateus a fumantes; Atea protesta


segunda-feira, 3 de maio de 2010
Serra compara ateus a fumantes; Atea protesta

O pré-candidato à presidência pelo PSDB, José Serra (foto), comparou ateus a fumantes, durante um evento evangélico no sábado. Ele não falou a palavra “ateu”, mas “sem Deus”.

Disse: “A pessoa que fuma sabe que o cigarro vai fazer mal, mas continua assim mesmo. Depois, adoece e mesmo assim continua fumando. Assim é uma pessoa sem Deus. Sabe que Ele está ali, mas não o procura.”

Nesta segunda (3), a Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) divulgou nota acusando o tucano de ter feito uma declaração “infeliz e inapropriada”.

Diz a nota: "A frase ainda é insultuosa porque iguala uma convicção filosófica a uma doença. Para Serra, não apenas somos incompetentes e contraditórios como ateus, mas somos como doentes: indivíduos que precisam de tratamento e de leis que protejam os demais contra a influência perniciosa de nossas atividades”.

Daniel Sottomaior, presidente da Atea, lamentou: “Ou ele (Serra) não acredita nisso e estava jogando para a plateia, ou ele acredita, o que é pior ainda. Como você vai esperar uma declaração tão flagrantemente preconceituosa de um candidato?”

Até este momento, a assessoria de Serra não se manifestou sobre a reação dos ateus.
fonte: paulolopesweblog