terça-feira, 18 de maio de 2010

FESTA DO DIVINO TEM INíCIO NA PRIMEIRA QUINZENA DE MAIO



FESTA DO DIVINO TEM INíCIO NA PRIMEIRA QUINZENA DE MAIO - 05.05.2010 às 14:58:29
Por: José de Mário Moraes Ferreira

Uma das manifestações religiosas mais tradicionais do Estado, a Festa do Divino Espírito Santo será realizada com uma vasta programação em São Luís e em Alcântara. Com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), a Festa do Divino remonta as celebrações religiosas que aconteciam em Portugal, a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos.

Em São Luís, o início da festa será marcado com a abertura da exposição “Arte Divina”, na Casa da Festa do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, no próximo dia 7, às 18 horas. A exposição, composta por fotografias, indumentárias, artigos festivos e lembrancinhas, traz ao público o cenário ritualístico da Festa do Divino.

De acordo com o diretor do Centro de Cultura Popular, Sebastião Cardoso Júnior, a literatura histórica diz que a Festa do Divino começou a ser celebrada no Brasil por volta de 1765, com os jesuítas e portugueses que viviam nas áreas da extração do ouro. “Depois, e ao longo do tempo, ela acabou se transformando em umas das manifestações folclóricas mais ricas do Estado”, destacou.

Depois, e ao longo do tempo, ela acabou se transformando em uma das manifestações folclóricas mais ricas do estado, sendo as mais famosas as que acontecem no eixo São Luís - Alcântara. Apesar da origem comum e da pequena distância existente entre as duas cidades, existem algumas diferenças entre as suas comemorações. A Festa do Divino em São Luís está associada não só ao Espírito Santo mas também a outros santos católicos e de casas de culto afro-maranhenses.

Inspirado nesse saber popular é que o Projeto “Divino Maranhão” há vários anos vem funcionando como um instrumento de apoio e incentivo do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura/Superintendência de Cultura Popular – Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, às festas do Divino Espírito Santo maranhense.
Hoje mais de 165 festeiros, abrange 26 municípios: São Luís, Alcântara, Anajatuba , Aldeias Altas, Bequimão , Cantanhede, Caxias , Cajapió , Cajari , Cedral, Codó , Humberto de Campos , Icatu , Itapecuru-Mirim, Matinha , Miranda do Norte , Mirinzal , Paço do Lumiar, Palmeirândia , Penalva , Pinheiro, São Bento , Santa Helena, São José de Ribamar , Rosário e Viana.

Alcântara

No Maranhão, a cidade histórica de Alcântara abriga uma das maiores festas do Divino Espírito Santo. Com cortejos, visitas e rituais ricos em arte, roupas, canto, dança e culinária, a festa remonta os tempos áureos do Brasil Colonial. Este ano, os 13 dias de festa incluem passeatas, levantamento do mastro, alvoradas, missas solenes, ladainhas e procissões, que começam a partir das 5 horas da manhã.

A abertura, marcada para o dia 12 de maio, às 17 horas, será com a passeata e o levantamento do mastro da Imperatriz. No dia seguinte, a partir das 5 horas, a programação inicia com a alvorada das caixeiras e músicos no mastro do Império. Às 9 horas, acontece a missa solene de Ascensão, na Igreja do Carmo, com a coroação da Imperatriz. Após a celebração, o público acompanhará a passeata do cortejo pelas principais ruas de Alcântara, retornando à Casa do Divino.

Nos outros dias, até o encerramento da festa no dia 24 de maio, a população de Alcântara, assim como os visitantes, poderá conferir os cortejos, as visitas das mordomas e mordomos, procissão com a coroa do Divino e entrega de posto aos futuros festeiros.

Calendário da Festa em Alcântara
12/05, quarta-feira
17h: Passeata e levantamento do mastro da Imperatriz
13/05, quinta-feira
5h: Alvorada das caixeiras e músicos no mastro do Império;
9h: Missa solene de Ascensão, na Igreja do Carmo, com a coroação da Imperatriz (Maria do Carmo Santos Macedo). Em seguida, passeata do cortejo pelas principais ruas da cidade, retornando à Casa do Divino;
17h: Prisão dos mordomos pelo Império.
14/05, sexta-feira
14h: Passeata e levantamento do mastro da Mordoma Régia;
19h30: Ladainha na Igreja do Carmo
15/05, sábado
5h: Alvorada das caixeiras e músicos no mastro da Mordoma Régia;
19h30: Ladainha na Igreja do Carmo;
21h: Visita da Mordoma Régia (Conceição de Maria Lobato Sousa) ao Império.
16/05, domingo
9h: Missa solene na Igreja do Carmo. Em seguida, visita do Império aos mordomos.
17/05, segunda-feira
19h30: Ladainha na Igreja do Carmo
18/05, terça-feira
19h30: Ladainha na Igreja do Carmo
21h: Visita da mordoma (Maria das Graças Martins) ao Império.
19/05, quarta-feira
19h30: Ladainha na Igreja do Carmo;
20h: Visita da mordoma (Maria da Conceição Martins Lindoso) ao Império;
21h: Visita da mordoma (Doralice Araújo Rodrigues) ao Império;
20/05, quinta-feira
19h30: Ladainha na Igreja do Carmo;
21h: Visita da mordoma (Maria Luiza Silva Diniz) ao Império
21/05, sexta-feira
16h30: Subida do boi
19h30: Ladainha na Igreja do Carmo;
21h: Visita do mordomo (Fábio Serejo Alves) ao Império.
22/05, sábado
8h30: Distribuição de esmolas aos idosos;
19h30: Ladainha na Igreja do Carmo;
23/05, domingo
9h: Missa solene na Igreja do Carmo. Em seguida, passeata do cortejo pelas principais ruas da cidade, retornando à Casa do Divino;
16h30: Procissão com a Coroa do Divino, retornando à Igreja do Carmo, encerrando com a leitura do piloro com os nomes dos novos festeiros para o ano de 2011.
24/05, segunda-feira
8h: Entrega de posto aos festeiros de 2011


Texto: Juliana Lobo (Ascom.Secma)
Foto: Acervo Ascom