terça-feira, 30 de março de 2010

Ateu ‘ressuscita’ Chico Xavier a pedido da Globo



domingo, 28 de março de 2010
Ateu ‘ressuscita’ Chico Xavier a pedido da Globo

O cineasta Daniel Filho conta que aceitou pela primeira vez aceitou uma encomenda quando a Globo Filmes, do grupo da TV Globo, lhe pediu que dirigisse um filme sobre a vida de Chico Xavier (foto). Ele afirma ser ateu, mas é “um homem de fé”.

Assim, a partir de sexta-feira (2), quando começa a Semana Santa, o estrábico Chico Xavier, de peruca e óculos Rayban, será “ressuscitado” em cerca de 400 cinemas em todo o Brasil.

Neste mesmo dia, o médium estaria completando cem anos de vida. Essa data teria sido o motivo de a Globo investir R$ 12 milhões na produção do filme, em sociedade com a Sony Pictures e Downtown.

Se depender da divulgação que o filme vem tendo dos veículos do grupo da TV Globo, o lucro do investimento está garantido.

O médium foi tema de um Globo Repórter e de uma série de programas da Globo News e os produtores e atores do filme já deram entrevista ao jornais Globo e Extra e ao portal G1, etc.

Entre os atores há também um ateu ou, agora, ex-ateu. Trata-se de Nelson Xavier, que interpreta o médium no período 1969-1975.

Nelson era ateu até fazer o filme, porque hoje, disse, já não sabe o que dizer. “Descobri com Chico que precisamos prestar mais atenção no amor.”

Chico morreu em 2002 aos 92 anos. Ele foi o mais importante divulgador do espiritismo kardecista no Brasil. Deixou cerca de 450 livros que, segundo ele, lhe foram ditados por espíritos, principalmente por um que atendia pelo nome de Emmanuel.

Daniel Filho disse que teve dificuldade com as cenas com o Emmanuel. “Que roupa ele usava? Que voz tinha? É muito complicado tornar visível o que eu não conheço.”

Talvez por conta desses percalços, o próprio Chico Xavier tentou várias vezes entrar em contato com a produção durante a filmagem. Pelo menos foi o que Daniel Filho disse em recente entrevista.

O filme se baseia na biografia “As Vidas de Chico Xavier”, do jornalista Souto Maior.

Como se fosse possível separar o médium de sua crença, Daniel Filho (foto) disse que o foco do filme é a vida de Chico Xavier, e não o espiritismo. Ainda assim, alguns traços da personalidade do médium serão apenas sugeridos, como a sua homossexualidade.

Filmes sobre religioso costumam pecar pelo excesso de sentimentalismo. Pelo trailer disponível no Youtube, o de Chico Xavier não será exceção.