quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Solidariedade ao Ilê Axé Opô Afonjá


O vice-prefeito, Edvaldo Brito, foi recebido por Mãe Stella de Oxóssi. Foto: Ascom| Divulgação
O vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, esteve ontem no Ilê Axé Opô Afonjá. O professor Edvaldo, como é mais conhecido por conta da sua carreira na universidade e no âmbito do Direito, foi prestar solidariedade à comunidade do terreiro por conta dos atos de vandalismo contra o Afonjá, ocorridos no último dia 30.

Marginais invadiram o quarto de Oxalá e destruíram as instalações do espaço sagrado. O vice-prefeito, filho de Ogum do Gantois, onde ocupa o posto de Babá Egbé, um dos mais ilustres na hierarquia masculina da Casa, assegurou que a prefeitura vai realizar melhorias no terreiro,como reforço de iluminação em locais de circulação pública e execução de um projeto paisagístico.

Numa praça será colocado o busto de Mãe Anininha, fundadora do Afonjá, que comemora, no próximo ano, o seu centenário de fundação.

O professor Edvaldo foi recebido pela ialorixá do Afonjá, Mãe Stella de Oxóssi, e pelo presidente do Conselho Civil da Sociedade Cruz Santa do Axé Opô Afonjá, Ribamar Daniel.

O gesto do professor Edvaldo é emblemático não só por conta de demonstrar repúdio à agressão contra o Afonjá, mas também de mostrar uma ação do poder público em preservar um patrimônio que tem o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas que também é imaterial.

2 Comentários »
Oswaldo Copque disse:
16 de dezembro de 2009 às 5:06É desconcertante o descaso do poder público municipal diante da falta de segurança de um patrimônio cultural da humanidade, reconhecido por sua própria esfera. A responsabilidade social com esses recintos requer migrar do campo de intenções politícas para um de realizações factuais.

Regis disse:
16 de dezembro de 2009 às 7:50Está havendo uma intolerância religiosa.Todos tem o direito ás suas opções, este ato de vandalismo e covardia não irá seguir adiante.Salvador oferece tantas opções culturais, lazer e entretenimento, mas infelizmente há pessoas dispostas ao mal,depois reclamam dos governantes, querem julgar e condenar .Lamentável.