sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

2010 E SUA REGÊNCIA PELO ODU, ORIXÁ,PLANETA,LUA E SIGNO






Segundo a cabala do Babalorixá e Voduno do Tambor de Mina Gêje Nagô João Batista de Ayrá (advogado e jornalista).

Sempre que se avizinha o final de cada ano, todas as atenções ficam voltadas para os mistérios insondáves do mundo espiritual. Todos ficam ansiosos para saber de quem é a regência do ano pelos orixás? Qual a Lua? Qual o planeta? Qual o Odu e etc.
Assim sendo não poderíamos deixar de dar a nossa contribuição neste sentido, pois são justos, os Babalorixás, Yalorixás, videntes, magos, bruxos, tarólogos e outros tipos de pesquisadores,é que são procurados para dar algumas respostas a estas curiosidades. E nós por estarmos a frente deste BLOG, de um Jornal (Brasil Candomblé Verdade,voltado para o seguimento afro-descedente),Programa de Rádio(Brasil Candomblé Verdade na Rádio Tropical 830 AM - RJ.), não poderíamos nos furtar a esta responsabilidade,desta forma vamos lá:

A regência segundo a ciência dos Odus.



De inicio ODU significa destino, todos os seres humanos têm um destino já programado no seu script da vida, porém, sujeito a modificações para melhor ou pior, de acordo com a interação que cada ser pode ter com as forças espirituais existentes entre o céu e a terra, dando muitas das vezes oportunidades de se modificar, senão no todo, mas pelo menos em parte, algo em nossa vida que esteja em desacordo com a nossa vontade, daí a busca constante das forças espirituais neste sentido, de forma que podemos ousar dizer que o destino, pode sim, ser modificado para melhor ou pior, dependendo de força e denodo de cada sujeito dentro da sociedade em que vive.

ANO 2010 - Será regido pelo ODU ETÁ OGUNDÁ

Que na cabala é representado pelo nº 3, este Odu tem como elemento o Fogo, é um Odu de criação agitada e nervosa, a inconformação é uma das suas características,junto com a bravura, a obstinação. A ele é atribuído também, a vitória, a discussão, o trabalho, a confecção de qualquer coisa, a estratégia de guerra, rege também as cabeças dos grandes líderes mundiais, dos animais de grandes portes tais como o Leão, o Rinoceronte,o Tigre e as grandes árvores frondosas. Porém, a maior de suas virtudes é a violência.

E segundo a influência deste Odu, teremos um ano de 2010 pautado pela agitação e inconformação, será um ano voltado para o trabalho e grandes invenções e descobertas no campo da tecnologia, da medicina e de grande implementação na lavoura.

O primeiro semestre terá um período de grandes estiagens e secas, muitos estados brasileiros sofrerão com a falta de água potável, devido aos racionamentos que se terá que fazer, as temperaturas estarão na maior parte do período entre 30 e 40 graus.

O primeiro semestre não será um periodo favorável ao plantio de sementes, que terá melhorias neste sentido a partir do segundo semestre.

As altas temperaturas levarão muitas pessoas a seram vítimas de ataques cardíacos, acidente vascular cerebral, e problemas no sistema respiratório, que atingirão principalmente as crianças. Os cuidados devem ser redobrados.

Os acidentes automobilíticos estarão em alta,bem como, incêndios em prédios, casas e veículos por conta de curto-circuito.

Os ânimos estarão exaltados, as discussões devem ser evitadas, brigas entre vizinhos poderão gerar conflitos que podem resultar em mortes e mutilações.

No campo jurídico Etá Ogunda em parceria com o Odu Ejilaseborá, estará voltado ao senso de justiça, grandes deslindes de processos que envolvem pessoas famosas estarão tendo um final,com grandes punições corporais e patrimonias aos infratores.

A violência de Etá Ogundá será importante neste sentido, visto que, assim como os si
símbolos da Justiça são representados pela balança e a espada, que sintetisam a distribuição em partes iguais da justiça (a balança), mas que não pode prescindir da violência da espada, que impõe uma sanção penal ou civil, sob pena de se assim não fosse (a lei sem a violência da espada) seria letra morta e ninguém estaria obrigado a respeitar e obedecer.

Sob a influência deste Odu todos estarão obrigados a buscar através do trabalho, muito trabalho mesmo, suas melhorias e conquistas, pois este Odu trás no seu carrego o ORIXÁ OGUM que sintetiza o trabalho, como as suas próprias ferramentas no levam a crer neste princípio(enxada, pá, martelo, ancinho, facão), como que a nos mostrar que a vida é o resultado do arar, do plantio e da paciência que se deve ter para ver as primeiras sementes germinarem até o ponto da colheita, tudo isto de sol a sol.

No campo político, será um ano de grandes desarrumações, grandes escândalos políticos, envolvendo mais e mais autoridades com corrupção e desvio de verbas públicas, e muitos casos de corrupção em andamento estarão tendo um desenlace, bom para uns e muito ruim para outros.

As desigualdades sociais serão temas constantes ao longo do ano.

A violência urbana terá um recrudecimento, guerra de facções criminosas em áreas tidas como de risco principalmente no Rio de Janeiro. Motins em vários présidios no Rio e São Paulo com muitas vítimas de ambos os lados (polícia e encarcerados)será uma constante.

O fator religioso estará em alta, todos de certa forma estarão voltados para a busca do equilíbrio espiritual.Ninguém poderá prescindir da ajuda espiritual seja do seu pastor evangélico, do padre da sua congregação, ou do seu zelador de santo.

Embora a verdade deva ser uma constante neste ano sob a influencia de Etá Ogundá, mas a mentira também estará em evidência, deve-se tomar cuidado com golpes de esteliontários, de pessoas fazendo intrigas no ambiente familiar, no profissional e também no religioso, cuidado com os invejosos que farão de tudo para tentar derrubar os seus desafetos.

REGÊNCIA DOS ORIXÁS PARA 2010

- O ano que se inicia em uma sexta-feira, terá a regência de OXALÁ, IEMANJÁ,E NANÃ, sob a influência de Oxalá teremos um ano voltado para a resolução de projetos já iniciados, bem como o inicio de novos projetos, pois sendo Oxalá um Orixá da criação, a criatividade terá um ano muito bom para se desenvolver esta qualidade. NANÃ estará impondo ao ano as suas características de austeridade e organização, principalmente em termos familiares,de comunidade de terreiro, de administração de empresas e etc. O senso de justiça sob a influência desta Orixá estará em evidência, os preguiçosos, displicentes e intrigantes, estarão propensos a perderem suas posições dentro das empresas e até mesmo poderão perder seus empregos. Sob a influência de IEMANJÁ, será um ano em que a cabeça, o ori estará em evidência, pois este Orixá rege as cabeças, os Oris, a maternidade será uma constante também, pois como Oxalá e Nanã estarão regendo o ano também, os índices de nascimento serão muito grandes, todavia, haverá uma incidência de muitos fetos virem ao mundo com deformações congênitas, mas pelo lado positivo, virão ao mundo também, muitas crianças super dotadas. Yemanjá estará regendo a paz e a harmonia dentro dos lares, induzindo todos ao diálogo e a compreensão. Haverá uma incidência muito grande de pessoas baixando hopitais com doenças mentais, esgotamento nervoso, desequilíbrio mental e outras doenças ligadas a cabeça. Neste ano, as cabeças deverão ter prioridade no trato médico e espiritual. Yemanjá por reger a maternidade tem ao seu lado na regência, o ORIXÁ OXUM, que rege a gestação e o Orixá EXU, que rege a fecundação.

A LUA REGENTE é a LUA CHEIA que começa no dia 31/12/2009 às 16h13min., e vai até 07/01/2010 até as 10h39min.É uma Lua propícia a ralização de todo e qualquer ato de prosperidade tais como: plantar, cortar cabelo, colher, comprar carro novo, casas, conceber filhos, fazer boris, ebós de prosperidade, "fazer o santo", casar, fazer negócio, abrir casas de comércio e etc.Esta Lua trás a regência do Orixá XANGÔ.

O PLANETA REGENTE é VÊNUS

Que representa a DEUSA AFRODITE, a deusa do amor, da paz e da harmonia, este planeta rege a terra, de forma que todo e qualquer negócio que envolva terra será propício.

O SIGNO É CÂNCER - Onde o questionamento que é uma das caracterícsticas deste signo estará presente ao longo do ano, mas também representa preservação das coisas e a sua arrumação, pois câncer é por natureza organizado e inimigo de coisas imperfeitas e desorganizadas.O ano será propício ao casamento de câncer com capicornio,touro,aquário e sagitário.