quinta-feira, 22 de outubro de 2009

IGREJA JÁ ACEITA PADRES CASADOS
PELO FIM DO CELIBATO PARA TODOS

O Papar Bento XVI criou ontem uma estrutura especial dentro da Igreja Católica para receber fiéis anglicanos que queiram se converter ao catolicismo sem abandonar suas tradições.
Numa decisão que algun especialistas defendem ser o maior gesto direcionado a uma igreja considerada cismática pelo Vaticano desde a Reforma Protestante do século XVI, os ex-anglicanos que abracem a fé católica poderão ter dioceses próprias com padres casados.
A medida foi anunciada ontem pelo prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano, o cardeal americano Wililiam Levada.
a medida teria sido tomada depois de "centenas " de anglicanos conservadores irritados com as reformas progressistas da igreja, que admite a ordenação de mulheres como sacerdotes, e tem seções nacionais que ordenaram pessoas abertamente homossexuais bispos e abençoaram também vários casamentos gays.
porém esta decisão do Vaticano de fazer católicos e anglicanos comungar da mesma hóstia provocou divergência entre representantes religiosos. Uns festejam o progresso; outros acham que foi pouco e torcem para que a iniciativa do Papa Bento XVI seja o primeiro passo para o casamento de padres católicos.
para o presidente do Movimento dos Padres Casados do Brasil, Félix Batista Filho, a Igreja Católica avançou ao legitimar o anglicanismo, mas cometeu a incoerência de esquecer do próprio clero.
comentário

Não resta a menor dúvida que esta decisão do papa Bento XVI significa um vanço no conceitos tão radicais da Igreja Católica sobre este tema, pois na medida que hoje chama os anglcanos para o seu seio mesmo sendo casados, não resta a menor dúvida que em um curto espaço de tempo vai estar discutindo a posibilidade de acabar de vez co o celibato para o padres católico, até por conta dos escândalos envolvendo padres com pedofilia, principalmente nos Estados Unidos onde a ocorrência foi muito grande, bem como o peso das indenizaçõe as vítimas desses padres. Ao por fim o celibato a Igreja Católica estará atendendo uma reivindicação justa da maioria dos padres, que mesmo fazendo voto de castidade, guardam dentro de si o desejo (ressalvadas as execeções) de serem pessoas normais, de poderem ter mulher e filhos, que é uma consequência natural do "homos societatis" (do homem na sociedade). Palmas para esta decisão, que no nosso entender abre caminho para o objetivo maior, que é o fim do celibato. Estaremos torcendo.