quinta-feira, 22 de outubro de 2009


CONSTRUÇÃO DO CEMITÉRIO DOS ESPIRITUALISTAS NO RIO DE JANEIRO


>O Babalorixá, advogado e jornalista João Batista de Ayrá, lançou nesta quarta-feira no seu programa de Rádio, Brasil Candomblé Verdade, que é levado ao ar pela Rádio Tropical Silimões 830-AM-RJ, o projeto de sua autoria de criação e construção do cemitério dos espiritualistas, projeto este já criado há muito anos, mas que agora, foi novamente colocado à comunidade religiosa afro no Rio de Janeiro, devido a importância que tem para todos os praticantes da religião, pois segundo o autor o cemitério está para os praticantes da religião afr- brasileira, assim como o Vaticano está para o Papa. Pois, a religião afro-brasileira, enquanto segmento religioso de origem milenar, no qual agrega pessoas de todas as raças, a exemplo dos outros segmentos religiosos que já tem seus cemitérios particulares, como por exemplo, os evangélicos, israelitas, ingleses e, etc. Desta forma, o projeto é bem vindo, visto que, tem o campo santo uma importância muito grande, não somente pela necessidade de termos um local próprio onde poderão ser sepultados os corpos dos seguidores da religião afro, segundo as suas tradições, mas também, por que, é no campo santo onde se encerram a maioria das solenidades de encomenda daqueles que desencarnam, comumumente chamado de "axexê", além, de outros orôs e encantamentos inerentes a própria religião. A Ressalva que se faz, evidentemente, é que neste cemitério (dos espiritualistas) estarão devidamente proibidos quaisquer praticas tidas como criminosas e capituladas no Código Penal Brasileiro, como vilipendio a cadáver e outras.

Pois, praticamente em nenhum cemitério hoje no Rio de Janeiro, a autoridade pública permite qualquer manifestação de cunho religioso, pricipalmente as ligadas a nossa religião.

Muitas vezes com razão, devido ao mau uso que fazem pessoas travestidas de falsos candomblecistas e umbandistas, dos cemitérios públicos, colocando despachos sobre túmulos, violando sepulturas e coisas desse gênero. Práticas estas que atentam contra a nossa credibilidade.

Você pode fazer parte dessa corrente que já está estabelcida, mandando suas opiniões e sugestões para o jornalbrasilcandombleverdade@hotmail.com . E nós logo que devidamente estruturados estaremos divulgando os postos nos terreiros e casas de santo onde haverá coleta de assinaturas necessárias para a apresentação do projeto as autoridade. A luta é nossa. (Tel. (21) 2671-1988 / 9136-4780.