quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CÂMARA DOS EPUTADOS DE SÃO PAULO HOMENAGEIA MULHERES DO CANDOMBLÉ











>Grandes nomes da umbanda e do candomblé, reuniram-se na Assembléia Legislativa de São Paulo, para receberem homenagens do Deputado José Cândido, pelas suas grandes contribuições em prol da religião de matriz africana. A iniciativa foi do Tata ti nkissi Eduardo Brasil "Matamoridé", que vem se destacando no mundo afro-espírita, por estar sempre na vanguarda dos movimentos em prol e em defesa dos direitos do povo de santo, seja da umbanda ou do candomblé.




O Jornal Brasil Candomblé Verdade, na pessoa do seu editor, o babalorixá, advogado e jornalista, João Batista de Ayrá esteve presente fazendo a cobertura do evento, que contou com mais de mil pessoas, entre homenageados,convidados, adeptos, autoridades, entre outros.




>A sesão foi presidida pelo nobre deputada José Cândido, que tem se destacado pelo relevantetrabalho ali desenvolvido no sentido de engrandecer cada vez mais o culto afro-brasileiro no Estado de São Paulo.




>Na pauta, antes das homenagens, assuntos da maior relevância foram discutidos, como por exemplo, o Estatuto da Igualdade Racial, as práticas de intolerência religiosa contra a religião, o atuar cada vez mais contudente da Delegacia de Repressão a este tipo de crime, como muito bem colocado pelo Dr. Aédio Silva, Ogã, e ex-secretario de justiça de São Paulo, sempre na vanguarda da defesa dos direirtos dos religiosos afros.




> Do Rio de Janeiro, o babalorixá João Batista de Ayrá, levou duas das maiores Yalorixás hoje em evidência no estado, a Yalorixá Angela Botelho, conhecida como OYÁ DININ, que tem Axé na Rua São Patrício nº 22 no Engenho da Rainha, RJ. Tel. (21) 3276-1922, oriunda do Engenho Velho na Bahia, e a outra foi a Yalorixá LUZIA DO OXALUFÃ, da casa de Mãe DELZUITA DE OXALÁ, no Rio. Mãe Luzia, é engenheira arquiteta, lider comunitária, gestora de vários programas socias no Recreio dos Bandeirantes, onde tem o seu Ilê AXÉ, pessoa do mais profundo conhecimento das coisas sagradas dos Orixás, e também, sempre na vanguarda da defesa dos mais humildes e carentes, inependente de serem adeptos da religião afro ou não. Seu tefone 9411-9809.




>Parabéns ao Eduardo Brasil, por mais este evento. Axé!